Info sobre New York – Minha Viagem a Nova York Google+

Info sobre New York

 

Para visitar Nova York, preciso de um visto?

Sim, e vamos lhe mostrar passo a passo como conseguir esse visto.

  • Certifique-se que o seu passaporte esteja válido para os próximos seis meses, se estiver o primeiro passo será enviar suas informações pessoais para o consulado através de um formulário que se chama DS-160 que deve ser preenchido por todos os solicitantes. Você pode encontrar esse formulário no site https://ceac.state.gov/genniv/.

  • Segundo, você deverá pagar pela taxa MRV (Taxa de solicitação de visto) no valor de U$160,00 (não reembolsável). Dependendo do visto, poderá haver outras taxas adicionais que é o caso do visto de estudante.

  • Você deverá agendar sua entrevista logo após efetuar o pagamento da taxa MRV.

  • Agora você deverá fazer um checklist de todos os documentos necessários antes de comparecer no local agendado. 
    Segue a lista de documentos:
    Passaporte (deve ser válido para os próximos 06 meses), página de confirmação do preenchimento do formulário DS-160, página de confirmação de agendamento e por segurança, leve os documentos pessoais.

Se todos os processos acima estiverem concluídos, agora só resta aguardar o dia de comparecer no Casv e ao Consulado.

 

Eu posso trabalhar mesmo sendo um turista?

Não, não é permitido procurar trabalho com o visto de turista. Não é segredo que muitos fazem isso, especialmente no verão, pegando trabalho de garçons em vários tipos de restaurantes e bares. Mas não é legal. Seria necessário um visto de trabalho se você deseja trabalhar.

 

Preciso fazer um seguro de saúde?

Sim, é aconselhável fazer um seguro antes de sair do seu país. Embora eu esteja convencido de que você não vai precisar usa-lo! Existem muitos disponíveis, todos eles de confiança. O valor para quinze dias pode variar bastante, ficando numa média de R$ 200,00 a R$ 800,00, dependo da cobertura escolhida. Listamos três seguros confiáveis, mas isso não impede de fazer uma pesquisa e escolher o que mais lhe agrada: www.hccmis.com ; https://www.mondialtravel.com.br/; http://www.worldnomads.com/travel-insurance/.

 

Quanto custa a passagem aérea?

A passagem para Nova York, ida e volta, custa entre 1100 e 1700 reais. Mas o preço médio está entre 1200 e 1500 reais. Existem dois aeroportos internacionais onde você pode pousar o Aeroporto JFK no Queens e o Aeroporto de Newark, em Nova Jersey. Ambos estão perto de Manhattan. Há também um aeroporto para voos locais, também no Queens, chamado La Guardia.

 

O que acontece, logo que chegamos na fronteira?

Um oficial terá de aprovar a sua entrada, após a verificação do passaporte e do formulário de imigração, que você preenche no avião, onde você deve inserir alguns dados pessoais e detalhes sobre a sua viajem. O oficial vai fazer perguntas simples, tais como aonde você vai se hospedar e por que você está viajando. Suas respostas devem ser simples, e você nunca deve mencionar que tem vontade de trabalhar ou morar nos EUA. Eles também vão tirar a impressão digital de todos os seus dedos, além de fazer a varredura da íris. A fila pode variar de acordo com os voos que tenham acabado de pousar. Após passar pela fronteira e pegar suas malas enfim você chegou! Bem-vindo a Nova York!

 

Posso levar algum tipo de alimento?

Não é muito claro o que é permitido e o que não é, até as autoridades aduaneiras admitem que esse tópico é confuso. Se, no entanto, o alimento for para consumo próprio, você não deve ter problemas. Porém alguns alimentos como frutas cítricas, milho, ovo, carnes e alimentos não lavados contendo terra, como cogumelos, são proibidos. Nós recomendamos que você acesse o site do governo Norte Americano para ver a lista completa dos alimentos liberados e proibidos antes de viajar. Clique  aqui.

 

Como faço para chegar do aeroporto ao hotel? Ou em minha casa?

Se você chegar no JFK, que é o principal aeroporto de Nova York, você tem uma opção muito econômica, pegue o AirTrain que custa 5 dólares, ele vai te levar até o metrô,  a partir daí, com outros 2,50 dólares você chega em qualquer lugar. Essa é uma boa escolha, porque o metrô funciona 24 horas por dia.

Ou também, você pode utilizar outro serviço de transporte, do tipo Goairlink, NycAirpoter, Supershuttle, que custa cerca de 20 dólares por pessoa. É um serviço coletivo, então você perde um pouco de tempo parando em alguns hotéis. Esse serviço só funciona se você estiver em Manhattan, ele não vai até outros distritos (como Queens ou o Bronx). Outra opção é o táxi, cujo preço base é de 52 dólares, que deve ser adicionado de uma gorjeta de 5 dólares, a corrida para Manhattan fica em torno de 60-65 dólares. Existem também os transportes privados de todos os tipos, incluindo o de limusines.

 

Minha carteira de motorista é válida em Nova York?

Para sua carteira ser válida nos EUA você precisa tirar a licença internacional ainda em seu país, essa licença terá a validade de sua carteira original.

 

E se você chegar em Newark?

Mesma coisa. Neste caso o AirTrain a 11,55 dólares leva você até a Penn Station, no coração de Manhattan. Em seguida, os serviços de transporte são os usuais, incluindo GoAirlink, New Liberty Airport Express, SuperShuttle, NYCAiporter, que custar de 12 a 24 dólares por pessoa. Ou finalmente um táxi, que vai custar a partir de 50 a 75 dólares.

 

Como funciona a gorjeta ou tip?

É chamado de tip ou gorjeta, e é um dos temas que mais confundem os turistas. Então, vamos esclarecer isso. A gorjeta é obrigatória em restaurantes, variando de 15% a 20% no total da conta. NO taxi é recomendado deixar de 1 a 2 dólares por corrida. No bar você deve deixar de 1 a 2 dólares por bebida. Em fast-food não é permitido cobrar gorjeta, e em outras circunstâncias é opcional, tal como quando você vê tip escrito em cima da máquina registradora. A gorjeta ou tip também pode ser debitada no cartão de crédito. Neste caso, ele é adicionado em um recibo pré-autorizado da conta.

 

Eu posso beber uma cerveja na rua?

É difícil de acreditar, mas é proibido. Você corre o risco de ser multado se fizer isso. Nos Estados Unidos, você não pode beber nada alcoólico na rua, sem exceções. Esse é um legado da era da Lei Seca.

 

Eu posso tomar uma cerveja se tiver menos de 21 anos?

Não, para comprar uma bebida alcoólica você deve mostrar qualquer tipo de identidade ou seu passaporte, confirmando que você tem mais de 21 anos. Quase sempre eles controlam a idade na entrada, ou no momento da compra. O mesmo se aplica a cigarros.

 

Qual o preço do cigarro?

Eles custam muito caro. Um maço de cigarros custa de 12 a 15 dólares.

 

Nova York é uma cidade segura?

Nova York é uma cidade muito segura, mesmo se você se afastar da rota turística. Você vai notar que todos andam com iPad, iPhone e câmeras fotográficas caras nas ruas, sempre com muita segurança.  Você irá notar pessoas andando com Rolex no pulso pela Quinta Avenida com muita tranquilidade. É claro que mesmo em um lugar seguro, você deve ter atenção as suas coisas.

 

O metrô é seguro?

Sim, é seguro. O que pode acontecer é um idiota te empurrar para dentro de um vagão. Mas são casos muito raros.

 

Os nova-iorquinos são antipáticos?

De jeito nenhum, eles são muito úteis, amigáveis e fascinados pelo jeito brasileiro. Ninguém vai tratá-lo mal, exceto os garçons se você não deixar uma boa tip (gorjeta)!

 

Consigo encontrar um bom café da manhã com croissant?

Sim, você consegue. Há muitos italianos em Nova York, fazendo o típico café expresso italiano e servindo croissant, não será difícil você achar um lugar assim. Não se assuste se seu café da manhã for servido como um pequeno-almoço que é o café americano.

 

Onde trocar dinheiro?

Eu sugiro que você tire dinheiro diretamente na ATM. Nem todos os bancos usam o Maestro, Mastercard ou Visa, mas eles estão presentes em todos os lugares, não será difícil você achar. Se você tem o dinheiro em mãos, te aconselho a ir ao balcão de um banco, e não às casas de câmbio, onde os preços são geralmente mais baixos. No mais, quase todos os lugares aceitam cartão de crédito.

 

Qual a melhor forma de se locomover na cidade?

A maneira mais fácil é usando seus pés. Andar! Deixe-se seduzir por cada esquina da cidade. Depois, há o metrô, seu amigo de confiança para se deslocar de norte a sul. O tíquete custa 2,50 dólares. Pode-se comprar o tíquete semanal ilimitado por 30 dólares, ou o mensal por 112 dólares, caso você faça essa escolha, você também pode usar o ônibus sem quaisquer limites. Finalmente, existe a opção dos táxis, cujo preço é acessível. Com 10 dólares, por exemplo, você vai da Times Square para a Union Square.

 

Qual é o clima de Nova York?

Muito quente no verão, frio no inverno, com as temperaturas variando muito do dia para a noite. Penso que esta é a síntese perfeita do clima de Nova York, que não é apenas Mediterrâneo, e pode ser definido como “meio louco”. Se as temperaturas chegarem abaixo de zero, a água congela, e misturada com a neve, fica muito fácil de escorregar. O mês mais quente é julho, o período mais frio é de janeiro a março. Todos os quartos têm ar condicionado e aquecimento. Então não há problema em qualquer lugar dentro de casa ou do hotel.

 

Como é a temperatura no metrô?

No inverno, os trens são aquecidos, mas, entretanto, do lado de fora é frio. No verão, os trens são muito frios, mas a umidade é muito grande também. Na prática, uma sauna.

 

Eu não falo Inglês, vou conseguir sobreviver?

Em Nova York, o espanhol também é muito popular, embora não seja uma língua oficial. Mas você irá se surpreender ao saber que há muitas pessoas que também falam e entendem o italiano e o português, especialmente nos hotéis. Até o prefeito da cidade é de ascendência italiana, Bill De Blasio.

 

Onde eu posso fumar em Nova York?

Obviamente você não deve fumar em um local fechado, a menos que nesse local exista um espaço aberto reservado para isso. Você não pode fumar nas praias ou nos parques, o que significa que não pode fumar no Central Park. Você também não pode fumar na Times Square e na Herald Square local de grande movimentação de pedestres.

 

Eu perdi o meu passaporte, o que devo fazer?

Entre em contato com o Consulado Brasileiro em Nova York. Eles irão emitir um DVE (Documento de viagem de emergência), que lhe permitirá voltar para o Brasil. Se você estiver indo para outro país, você também pode solicitar um novo passaporte, mas, neste caso, terá de conseguir uma autorização por fax da polícia de brasileira.